Workshop - Criação e formatação de projetos audiovisuais - Leonardo Menezes

Leonardo Menezes

Leonardo Menezes é roteirista, diretor audiovisual, curador e doutor em Comunicação pela UFF e sócio da Guaraná Conteúdo, produtora de conteúdo com foco em roteiros e projetos para TV, museus e Internet. Escreveu roteiros para Rede Globo, Canal Futura, Globo Internacional, Globo News, TV Brasil, TV Cultura, Universal Channel e criou conteúdos para Museu do Amanhã, Fundação Roberto Marinho, MEC, IETV, stand do Governo do Estado do Rio de Janeiro na Rio+20 e no Rock in Rio, Museu de Arte do Rio, Planetário do Rio, eventos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Museu da Língua Portuguesa, entre outros. É curador e gerente de exposições e roteirista (desde 2010) para o Museu do Amanhã (ganhador do Leading Culture Destination Awards 2016), no Rio de Janeiro, tendo sido responsável pelo conteúdo digital e audiovisual para o site e redes sociais do museu (2013 a 2015). Foi premiado no Festival Rio Gênero e Sexualidade 2017 e 2016, com o Promax 2009 (EUA) e com o Caracol de Plata 2009 (México) pela criação da campanha Nós Podemos para a ONU, além de ter recebido dois Prix Jeunesse Iberoamericano 2005. No Futura, atuou por seis anos na criação de programas no Núcleo de Conteúdo e por dois anos coordenou o Núcleo Internacional. Lecionou para a graduação em Comunicação da UFF por três anos e palestrou em diversos eventos, entre eles o Banff Television Festival (Canadá), Doc Meeting (Argentina) e Pic-Doc Brazilian TV Producers, além de universidades no Reino Unido, Turquia e Uruguai. Sua pesquisa acadêmica é centrada em roteiro para televisão e documentário, narrativas transmidiáticas, mídia digital participativa, edutainment e patrimônio cultural.