Painel de Abertura da II Semana Acadêmica

Tema: Do jornalismo tradicional ao digital

Palestrantes:

Leda Nagle - TV Globo, TV Manchete e TVE Brasil. Atualmente, Canal Leda Nagle, no Youtube

Anna Ramalho - Manchete, O GLOBO, O Dia e Jornal do Brasil. Atualmente, Portal Anna Ramalho

Profª Ivana Gouveia - Professora FACHA

Profº Paulo Alonso - Diretor - Geral

Profª Ivana dos Santos Gouveia

Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, graduada em Comunicação Social, Jornalismo. Atualmente é coordenadora adjunta do curso de Comunicação Social - Jornalismo das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), onde também leciona. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo, Linguagem Audiovisual, História da Comunicação e Comunicação Comunitária.

Anna Maria Ramalho

Em 2010, paralelamente ao seu trabalho no  Jornal do Brasil ,  Anna Ramalho  criou seu próprio site de notícias, trazendo para o meio digital uma experiência longa e vitoriosa na mídia impressa como colunista dos jornais  O Globo ,  O Dia  e  Jornal do Brasil .

Anna Ramalho  é colunista e cronista do  Jornal do Brasil  há 10 anos. Assina uma coluna diária e uma crônica semanal no Caderno B. Começou no  JB  convencional e continua hoje no mundo digital.

É jornalista desde 1971, nos primeiros tempos, nas revistas  Manchete  e  Pais & Filhos,  na sucursal carioca do  Estado de São Paulo , e teve uma passagem de quatro anos pelo mundo da publicidade, quando trabalhou na JMM.

Em 1977, entrou no jornal  O Globo  para trabalhar como repórter de  Fernando Zerlottini  e  Carlos Leonam , editores da Coluna Carlos Swann. Ali continuou, quando assumiu  Ricardo Boechat  e de lá só saiu, em 1990, para escrever a coluna das segundas-feiras do colunista  Zózimo Barrozo do Amaral  no  Jornal do Brasil . Ele e  Ibrahim Sued , o papa de todos, com quem  Anna  trabalhou na produção do livro 30 Anos de Reportagem.

Em 1992, ao lado de  Fred Suter , tomou o rumo do jornal  O Dia , o de maior circulação e vendagem na época. Lá, além de ser a interina de  Suter , assinava uma coluna social aos sábados, Balaio. Ao longo de todos esses anos, foram inúmeros os furos e notícias de primeira mão que deu. Finalmente, em 2000, volta ao Jornal do Brasil.

Atualmente, possui um site chamado "Portal Anna Ramalho"

Leda Nagle

Leda Nagle nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, tem 66 anos, é uma capricorniana convicta, mangueirense de coração, tem um filho, o ator Duda Nagle, e torce por três times de futebol ao mesmo tempo:Tupi de Juiz de Fora, Atlético Mineiro e Flamengo. Leda só tem uma profissão: jornalista e neste ano está completando 40 anos de carreira em televisão. Tem página no facebook: Leda Nagle e tem Instagram: @ledalanagle

Auditório FACHA Botafogo