O Cerimonial e o Mestre de Cerimônias

Introdução

A figura do mestre de cerimônias tornou-se indispensável na realização de eventos. É uma das atividades mais importantes e requisitadas no mercado de eventos. Não basta apenas uma boa oratória, cabe ao profissional conduzir a cerimônia com segurança, fluência, técnicas e habilidade. Boa postura, voz firme, capacidade de improvisação, ser discreto, apresentação impecável, além de conhecimentos de cerimonial são características fundamentais para o sucesso desse profissional.

Objetivos

Conhecer o papel do cerimonial e do mestre-de-cerimônias, suas principais atividades e desafios. Apresentar as técnicas para condução de eventos públicos e corporativos.

Conteúdo Programático

O Mestre de Cerimônias ? A história, a importância, o papel e as características deste profissional na realização de cerimoniais e eventos.

Voz ? Aquecimento e cuidados com a voz, impostação e utilização adequada da voz.

Desinibição e Improviso ? Apresentação de técnicas de desinibição e improviso.

Equipamentos e Materiais de Trabalho ? Tipos de microfone, materiais de trabalho e novas tecnologias.

Apresentação Pessoal e Postura ? Cuidados especiais e o dress code.

Frederico Caldas, Jornalista e Relações Públicas.

É pós-graduado em Comunicação Empresarial, pela Universidade Estácio de Sá; Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas pela FACHA, na qual é professor desde 2005; foi chefe da Comunicação Social e porta-voz da Polícia Militar/RJ entre 2011 a 2013 e 2014 a 2015; consultor com sólida experiência em planejamento estratégico, treinamento, gerenciamento de crises e liderança corporativa.

Bibliografia

BRASIL. Normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência. Brasília, 1972.

CESCA, Cleusa G. Gimenes. Organização de eventos. Manual para planejamento e execução. 4 ed. São Paulo: Summus, 1997.

GRAMÁTICO, Sérgio. Cerimoniais, eventos e solenidades. Rio de Janeiro: Facha, 2000.

LUZ, Olenka Ramalho. Introdução ao cerimonial e protocolo: público, social e empresarial. Curitiba: Editora Santa Mônica, 2000.

MARTIN, Vanessa. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003.

MEIRELLES, Gilda Fleury. Eventos, seu negócio, seu sucesso. São Paulo: IBRADEP, 2003.

______. Protocolo e cerimonial. Normas, ritos e pompa. São Paulo: Ed. STS, 2002.

______. Tudo sobre eventos. São Paulo: STS Editora, 1999.

______. Eventos & cerimonial. São Paulo: GIMARP, 1999.

MIRANDA. Luíza. Negócios & festas. Cerimonial e etiqueta em eventos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Prof. Frederico Caldas

Frederico Caldas, Jornalista e Relações Públicas.